Algumas ferramentas para tornear madeira pelo mundo


Como já abordei em outra postagem, a dificuldade de encontrar ferramentas de boa qualidade para usinar madeira no Brasil é grande. A saída encontrada pelos amantes da prática é construir eles mesmos utilizando materiais disponíveis em sucatas, a exemplo dos amigos Joabe Bonfim, João Petin, Ramos Silva e Vanderlei Donato que fazem com maestria. O que posso afirmar é que esse tipo de improviso tem rendido excelentes ferramentas e lindos torneados. Mas como nem todo mundo tem a destreza de construir suas próprias ferramentas, é preciso pesquisar bastante para encontrar onde adquirir por um bom preço e qualidade.

Apesar de estar longe do alcance de muitas pessoas como eu, as ferramentas especializadas para usinagem de madeira de boa qualidade são caras e muitas vezes inviáveis a sua importação. Deixando claro que há exceções e como sonhar não custa nada, vamos nós.

Robert Sorby
Se você ainda não ouviu falar nele, mais cedo ou mais tarde iria ouvir falar em Robert Sorby, um dos mais conceituados fabricantes ingleses de ferramentas e acessórios para tornearia.
Para conhecer as infinidades de ferramentas da marca, sugiro que veja o catálogo clicando na imagem abaixo ou visitando o site: http://www.robert-sorby.co.uk/
http://www.ebookhq.co.uk/robert-sorby/rs_catalogue_2015/


Record Power
A Record Power, é mais um fabricante de máquinas e ferramentas para tornear madeira e marcenaria da terra da Rainha (Inglaterra). A fábrica possui uma loja online com preços em libra esterlina, lá você encontrará uma série de filmes (dvds) produzidos por Alan Holtham, com instruções indispensáveis das áreas mais populares da tornearia em madeira.
Site: http://www.recordpower.co.uk/
http://www.recordpower.co.uk/category/woodturning
Torno modelo MAXI-1 M33



The ToolPost
A The toolPost é uma loja online inglesa especializada em ferramentas e equipamentos de reconhecida qualidade para tornearia, escultura em madeira e marcenaria.
Site: http://www.toolpost.co.uk/

Hamlet Craft Tools
Hamlet Craft Tools é mais uma inglesa fabricante de ferramentas para tornearia e marcenaria.
Site: http://www.hamletcrafttools.co.uk/  

Teknatool Inc.
A Teknatool Inc. é um fabricante neozelandês de tornos e acessórios para tornearia em madeira pra lá de ousado. Prova disso são os tornos que são controlados remotamente via wireless, desde o iniciar ou parar, como também controla a rotação da máquina. O controle remoto tem um formato de relógio e fica no pulso do operador. No site da marca você irá também encontrar uma sessão de projetos em pdf para baixar.
http://www.teknatool.com/products/lathe_accessories/Remote/NOVA_Remote.htm

http://www.teknatool.com/products/lathe_accessories/Remote/NOVA_Remote.htm

http://www.teknatool.com/products/lathe_accessories/Remote/NOVA_Remote.htm

http://www.teknatool.com/products/lathe_accessories/Remote/NOVA_Remote.htm

http://www.teknatool.com/products/lathe_accessories/Remote/NOVA_Remote.htm


Woodcraft
Na loja online americana Woodcraft você também irá encontrar uma infinidade de máquinas, acessórios, ferramentas e especialmente uma variedade de kits de formões e goivas para tornear madeira.
Site: http://www.woodcraft.com/
http://www.woodcraft.com/category/ht149/turning-tools.aspx


Se você tem alguma outra dica e desejar contribuir com essa relação de referências sobre ferramentas e fabricantes para tornearia em madeira, mande sua sugestão para o e-mail: officinehobby@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.