Marcenaria é um universo somente masculino?



 
April Wilkerson com mais de 162.000 seguidores / Youtube
Os primeiros registros sobre o ofício da manipulação da madeira são datados de 2.500 antes de Cristo, no Egito. De lá para cá, muita coisa mudou. O ofício, apesar de ainda existir, aos poucos tem virado um hobby para muitos homens e mulheres que buscam na atividade uma alternativa para quebrar a rotina estressante do dia-a-dia das grandes cidades.


Se você ainda não sabia disso, fique sabendo que há tempos a marcenaria deixou de ser um universo exclusivamente masculino. As mulheres tem assumido um papel importante na marcenaria moderna em todo o mundo. Prova disso é o grande número de mulheres em cursos, fóruns especializados, canais no youtube, grupos de estudo, e até mesmo em empresas de marcenaria tocadas por elas.

Ligados no crescente número de mulheres marceneiras, alguns fabricantes já apostam lançar no mercado, ferramentas com cores, assessórios e ergonomia que atraiam esse importante segmento. A apesar de que, elas não se intimidam com as grandes ferramentas estacionárias de uma oficina e muito menos com a barulheira produzida pelas mesmas.
 

Na internet, em especial no Youtube, as mulheres têm desenhado uma história de sucesso e alguns nomes se destacam como April Wilkerson que detêm mais de 162.000 seguidores, seguida da Darbin Orvar com mais de 54.000 seguidores, Ana White mais 38.000 seguidores, e a escultora Griffon Ramsey com mais de 77.000 seguidores, dentre outras. O legado dessas mulheres aos poucos tem influenciado algumas mulheres aqui no Brasil.

Darbin Orvar com mais de 54.000 seguidores / Youtube


A professora Elizabeth Ferraz, paulistana da cidade de Santana de Parnaíba faz parte dessa nova geração de marceneiras brasileiras. Beth como é carinhosamente chamada, tem uma bela oficina hobby montada em sua chácara onde mora. Lá produz peças em madeira para decoração com um acabamento primoroso. Talentosa, sabe como ninguém agregar valor a suas peças utilizando-se de diversas técnicas de pintura por ela desenvolvida, como também a técnica da latonagem.


Para minha grata surpresa, Beth que também segue o nosso canal no youtube, nos enviou algumas fotografias de um porta lápis que ensinamos a fazer. Além de ter reproduzido o conceito de reaproveitamento de sobras de madeira, ela deu seu toque pessoal com a latonagem. Confesso que ficou muito melhor que o nosso! Parabéns Beth, o mundo da marcenaria feminina não poderia estar melhor representada. O canal Officine Hobby só poderia se sentir orgulho e honrado pelo carinho.  





Em breve uma relação de mulheres marceneiras aqui do Brasil. Se você tem alguma outra dica e desejar contribuir sobre o assunto, mande sua sugestão para o e-mail: officinehobby@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.