Referências para estudar Tornearia em Madeira



Meu primeiro contato com um torno foi na infância quando fazia o trajeto da escola para casa. No caminho existia uma precária marcenaria artesanal e que seu proprietário mantinha no fundo da oficina um antigo torno, o qual fabricava alguns torneados para móveis coloniais que na época eram um grande sucesso.  Ainda hoje é muito forte a presença desse tipo de mobiliário em casas aqui da minha cidade.

Eu deveria ter aproximadamente 10 anos de idade, quando certo dia ao adentrar na marcenaria para pedir alguns pedaços de madeira para que eu construísse um carrinho de rolimã, deparei-me com um gentil senhor que torneava alguns piões que fabricava e os vendiam para completar a renda da sua humilde marcenaria. Foi uma cena inesquecível e que até hoje carrego alguns fragmentos em minha memória. Que máquina mágica era aquela que transformava tocos de madeira em lindos e coloridos piões?     

O tempo passou, hoje sou casado, tenho dois filhos, publicitário e nas horas vagas como hobista me arisco a construir algumas peças de madeira e de outros materiais que procuro reutilizar. A velha marcenaria não existe mais no local e também desconheço o paradeiro do gentil senhor de cabelos brancos.  A lembrança de criança e o desejo de se superar e testar novas habilidades dentro da marcenaria hobby me levaram a decidir adquirir um torno. Só não contava que um universo de dúvidas iriam aparecer e me deixar vagando numa órbita de muita desinformação.  Dúvidas desde: Onde e qual modelo de torno adquirir? Como comprar e quais ferramentas adequadas para cada trabalho?

O que posso afirmar é que no Brasil ainda não temos algo que nos apresente o “ABC da Tornearia” (um passo a passo pra iniciar do zero a atividade de tornear). Tudo que você encontrar pelo caminho, sempre vai deixar um rastro de dúvidas.

Mas com todas as dificuldades de encontrar uma boa literatura especializada ou um bom vídeo passo a passo, o que posso dizer é que ainda existe gente esforçada e dedicada para dividir o conhecimento adquirido. Aqui em baixo divido com vocês alguns caminhos, atalhos e pessoas que encontrei durante esse período de pesquisa sobre tornearia em madeira.


DICA nº 01:
Essa é uma das dicas mais importantes que considero, pois sozinho fica impossível estudar o assunto. Participe do Fórum da A.B.T.M (Fórum Amigos Brasileiros Torneadores de Madeira)
http://www.torneirosdemadeira.com.br   Além de bons amigos você irá encontrar também muita informação e poderá tirar muitas dúvidas.
http://www.torneirosdemadeira.com.br/forum/


DICA Nº 02:
CANAIS DO YOUTUBE BRASILEIROS:

Arte de Tornear Madeira – Ricardo Bisconsini

Toninho Arteirinho Vip

Joabe Bonfim

Henrique Sampaio

Tudo em Torno – Edson Oseias

João petin

Ramos Silva
Vanderlei Donato

Celso Mascarenhas


DICA Nº 03:
CANAIS DO YOUTUBE INTERNACIONAIS:

Miguel Sanchez

Dipa Das

Daniel Vilarino

TORNEANDO MADERA CON MARIO CANTARUTTI

Gwinnett Woodworkers

Carl Jacobson

Glenn Lucas


Arte en Torno

Tornyfusta

Livio Maritati

Cip's Wood Chips

Mike Waldt

Paul Crabtree

As Wood Turns

Mike Peace

WYOMINGWOODTURNER

Stephen Ogle

Robbiethewoodturner

Al Furtado

Cindy Drozda

Brendan Stemp

Martin Saban-Smith



DICA Nº 04:
REFERÊNCIAS SITES INTERNACIONAIS:

http://www.stuartmortimer.com/
Se você tem alguma outra dica e desejar contribuir com essa relação de referências sobre tornearia em madeira, mande sua sugestão para o e-mail: officinehobby@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.